O CLAFPL é um evento bienal organizado pelo grupo de trabalho denominado Formação de Educadores na Linguística Aplicada, filiado à Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Já em sua sétima edição, o congresso tem por objetivo promover o debate na área de formação de professores de línguas reunindo pesquisadores, docentes e discentes de universidades e do sistema educacional em geral, criando oportunidades para a integração e o intercâmbio entre diferentes grupos de pesquisa da América Latina.

I CLAFPL

O I CLAFPL ocorreu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e teve como tema "Desafios para o formador de professores de línguas". Mais de 500 participantes estiveram no Praiatur Hotel em Florianópolis no período de 9 a 11 de novembro de 2006. Sob a organização das professoras Glória Gil e Maria Helena Vieira Abrahão, uma coletânea com uma seleção dos trabalhos foi publicada.

II CLAFPL

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) foi o local selecionado para a segunda edição do evento, nos dias 27 a 29 de novembro de 2008. A temática "Formação de professores de línguas e transformação social" foi selecionada e mais de 400 trabalhos foram apresentados. Além dos anais do evento, um fruto do congresso foi outra coletânea, organizada pelas professoras Telma Gimenez e Maria Cristina Góes de Monteiro.

III CLAFPL

A Universidade de Taubaté (UNITAU) acolheu o III CLAFPL, que foi realizado de 4 a 6 de novembro de 2010. Mais de 500 trabalhos foram selecionados e a temática desse ano foi "Tendências e desafios na formação de professores de línguas do século 21".

IV CLAFPL

O IV CLAFPL foi realizado de 27 de fevereiro a 1 de março de 2012 na Universidade de Brasília (UnB) com o tema "Redes colaborativas de pesquisas em linguística aplicada e formação de professores de línguas". Essa edição também reuniu mais de 500 participantes de toda a América Latina.

V CLAFPL

O estado de Goiás hospedou o V CLAFPL, realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG) no período de 21 a 23 de outubro de 2014. O tema selecionado foi "Construções identitárias de professores de línguas" e mais de 400 trabalhos foram apresentados, entre simpósios, comunicações e pôsteres. Um volume homônimo ao tema do congresso foi organizado pelas professoras Maria Cristina Dalacorte Ferreira, Carla Lynn Reichmann e Tania Regina de Souza Romero e publicado em 2016.

VI CLAFPL

A última versão do evento, ocorrida entre 25 e 27 de outubro 2016, foi realizada em Londrina, resultado da parceria entre a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), ambas no Paraná. Com a temática "Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas", mais de 600 participantes estiveram presentes no evento.

VII CLAFPL

O VII CLAFPL será realizado pela primeira vez na região norte do país, na cidade de Belém do Pará, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Essa edição ocorrerá entre 11 e 13 de setembro de 2018 e terá o tema "Formação de Professores em Tempos Críticos: Múltiplas Dimensões". Espera-se a participação de 700 pesquisadores, professores e alunos do Brasil e de outros países da América Latina.