É com grande satisfação que dizemos a você, participante do VII CLAFPL:

Seja bem-vinda/o a Belém do Pará!

Cidade das mangueiras e de frutos exóticos e saborosos como o cupuaçu, o bacuri e o açaí. Belém, provavelmente, a/o acolherá com o seu calor característico (temperatura máxima entre 30° e 32°) e sua chuva vespertina (embora o período mais chuvoso vá de dezembro a maio). Não é à toa que sombrinha/guarda-chuva costuma ser aqui um item quotidiano com várias utilidades: protetor da chuva ou do sol, chapéu ou boné. Roupas leves também são bastante recomendadas.

Para entrar no clima paraense, sugerimos durante sua estadia (ou mesmo antes) ouvir a Rádio Cultura – 93.7 ou https://tudoradio.com/player/radio/467. Nesta sintonia, além de ouvir boa música regional, nacional e internacional, você poderá obter informações gerais e sobre eventos culturais locais.

Como em toda grande cidade brasileira, andar em Belém também requer alguns cuidados. Então, esteja atenta/o e procure andar sempre acompanhada/o, mas não deixe de sair e descobrir as atrações da cidade. Se preferir, vá de táxi ou de uber (serviço consolidado na cidade).

O Campus da UFPA é afastado do centro da cidade. Pensando nisso, organizamos um pacote de almoço para os três dias de evento, no valor de R$100,00. Ele será servido no andar térreo do Mirante do Rio, um espaço aberto e bem ventilado às margens do rio. O menu inclui pratos deliciosos, sucos naturais de frutas da terra e sobremesas para todos os gostos. Vegetarianos também poderão se deliciar com alguns dos pratos do buffet. Assim, você não precisará deixar a universidade para fazer esta refeição.

Para pequenos lanches, sugerimos o Ver-o-pesinho – um conjunto de quiosques que oferecem uma alimentação rápida dentro do Campus – ou o café do Centro de Eventos Benedito Nunes, sede do evento. Trata-se de um espaço pequeno, mas muito acolhedor.

Mais delícias paraenses serão servidas no Jantar por Adesão que organizamos, no valor de R$90,00. Ele ocorrerá na quarta-feira, dia 12 de setembro, no restaurante do Hotel Beira Rio, que fica localizado a apenas 600 metros da UFPA. O menu contém muitos pratos regionais com um toque de requinte. Acima de tudo, o jantar é uma excelente oportunidade de confraternizar com os participantes do evento e fortalecer ou criar as redes de parceria tão importantes para as pesquisas em Linguística Aplicada.

Mesmo que você já tenha efetuado a sua inscrição, ainda é possível adquirir qualquer um dos nossos itens opcionais. Basta enviar o valor referente aos itens para a conta bancária do evento (Banco do Brasil Agência: 3702-8 Conta corrente: 46.505-4 Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e Silva CPF: 253.010.129-91) e enviar o comprovante de depósito ou transferência para o e-mail viiclafpl.comprovante@gmail.com .

Em Belém, você encontrará belas praças e parques, museus, atrações naturais, culturais e gastronômicas, diferentes opções de lazer e entretenimento. Por isso, sugerimos que você pense em antecipar sua chegada ou esticar sua estadia. Para ajudá-los a descobrir Belém, gostaríamos de sugerir que você não deixe de:

  • passear na Praça Batista Campos, na Praça da República (famosa feirinha aos domingos), no Parque do Utinga, no Bosque Rodrigues Alves e/ou no Museu Emílio Goeldi;

http://ideflorbio.pa.gov.br/unidades-de-conservacao/regiao-administrativa-de-belem/parque-estadual-do-utinga/
http://www.belem.pa.gov.br/semma/bosque/
https://www.museu-goeldi.br/

  • visitar o Mangal das Garças, o Polo Joalheiro (situado no Espaço Cultural São José Liberto), o Forte do Presépio, o Mercado do Ver-o-Peso, o Theatro da Paz (visita guiada durante o dia) e, se for possível, lá assistir a alguma apresentação noturna;

http://www.mangaldasgarcas.com.br/
https://www.facebook.com/EspacoSaoJoseLiberto/
http://theatrodapaz.com.br/

  • assistir a um show de carimbó, a bordo do passeio de barco das Docas, na "Sexta do carimbó" do Complexo Ver-o-Rio ou no Espaço Cultural Apoena;

http://www.estacaodasdocas.com.br/
https://www.facebook.com/EspacoCulturalApoena/
http://pportalparamazonia.blogspot.com/2016/01/complexo-ver-o-rio-belem-pa_16.html

  • degustar o açaí, o tacacá, o pato no tucupi e outras delícias da terra – há diferentes opções de restaurantes onde experimentar os saborosos pratos da culinária paraense;

http://tacacadorenatobelem.yolasite.com/
http://www.tomazcp.com.br/
https://www.facebook.com/RemansoDoBosque/
http://www.manjardasgarcas.com.br/
http://www.pointdoacai.net/

  • experimentar alguma(s) das versões das cervejas regionais Cerpa e Amazon Beer, se você é um apreciador de cervejas;

https://www.cerpa.com.br/
http://www.amazonbeer.com.br/

  • degustar um ou mais sabores de sorvete da Cairu (eleita a melhor sorveteria brasileira em 2014);

http://sorveteriacairu.com.br/

  • tomar um café e bater um papo com os amigos na Fox Livraria, na Doceria Amorosa ou na Bolo de Chuva;

https://www.facebook.com/foxbelem/
https://www.facebook.com/DoceriaAmorosa/
https://www.facebook.com/Bolo-de-Chuva-462220213848056/

  • curtir um happy hour com os amigos no Black Dog English Pub, no Hoppy Pig ou no Amazon Beer da Estação das Docas, se você gosta de barzinho.

https://www.facebook.com/blackdogenglishpub/
https://www.facebook.com/hoppypigbelem/
http://www.estacaodasdocas.com.br/

Enfim, ansiosas/os por recebê-la/o, desejamos, desde já, que você tenha uma excelente estadia e uma enriquecedora experiência nesta sétima versão do CLAFPL.

A Comissão Organizadora Local do VII CLAFPL / UFPA-Belém.