Comunicações Coordenadas - 12 de Setembro, 8:00 - 10:00

Sala: Mirante 103

Lugares e movimentos do professor: abordagens reflexivas de/sobre práticas de letramentos em contextos instrucionais

Organizadora: Flávia Danielle Sordi Silva Miranda (UFU)

Trabalho 1: Valores de práticas digitais letradas nas diferentes áreas do conhecimento da BNCC
Ângela Francine Fuza (UFT)
Flávia Danielle Sordi Silva Miranda (UFU)
Trabalho 2: As dimensões escondidas no processo de ensino-aprendizagem do letramento acadêmico
Giovana Siqueira Príncipe (IFSP)
Trabalho 3: O ciclo de aprendizagem baseado em gêneros como metodologia para o ensino da língua portuguesa
Paulo da Silva Lima (UFMA)
Trabalho 4: Prática científica na escrita do professor
Wagner Rodrigues Silva (UFT)

 

Sala: Mirante 104

Entre as vicissitudes do ensino-aprendizagem da língua estrangeira e a formação continuada: quando a causa é o efeito

Organizadora: Maralice de Souza Neves (UFMG)

Trabalho 1: Analisando o mal-estar do do(c)ente de inglês: posições subjetivas e docência
Natália Costa Leite (UFMG)
Trabalho 2: Resistência e Tempo Lógico à Escrita Autobiográfica na Formação Continuada
Jackson Santos Vitória de Almeida (UFMG)
Trabalho 3: O professor de inglês e o exercício da criticidade através de uma leitura psicanalítica
Caroline Martins dos Santos (UFMG)
Trabalho 4: Conversational Rounds como metodologia para tratamento do tema do bilinguismo de professores em formação continuada
Arabela Vieira dos Santos Silva e Franco (UFMG)

 

Sala: Mirante 105

Experiências e propostas de formação e de desenvolvimento profissional do docente de línguas

Organizadora: Maria Eugenia Witzler D' Esposito (Faculdade Cultura Inglesa)

Trabalho 1: Práticas complexas de sala de aula
Rogério da Costa Neves (Colégio Pedro II)
Trabalho 2: Investigando a natureza do processo de formação de professores em um curso de Licenciatura-Letras
Marilisa Shimazumi (Faculdade Cultura Inglesa)
Trabalho 3: O programa da tutoria na formação e no desenvolvimento profissional de professores de língua inglesa
Maria Eugenia Witzler D' Esposito (Faculdade Cultura Inglesa)
Trabalho 4: As práticas cotidianas na formação e desenvolvimento profissional do docente
Irene Izilda da Silva (SEESP)

 

Sala: Mirante 106

(Des)construção identitária e representações de professores e aprendizes de línguas

Organizadora: Vanderlice Dos Santos Andrade Sól (UFOP)

Trabalho 1: Representações acerca da internacionalização do conhecimento e sobre o aprendizado de espanhol
Fernanda Peçanha Carvalho (UFMG)
Trabalho 2: Formador e professor de LI em um curso de formação continuada: resistências e deslocamentos em ação
Amanda da Conceição Barros Pereira (UFMG)
Trabalho 3: Olhar etnográfico sobre as emoções circulantes no trabalho do professor de inglês da rede pública
Sarah Linhares Oliveira (UFMG)
Trabalho 4: Reflexões sobre a identidade do professor de inglês na contemporaneidade
Vanderlice Dos Santos Andrade Sól (UFOP)

 

Sala: Mirante 107

Discurso, sujeito e ensino: a formação de professores e a escrita de relatórios de estágio

Organizador: Thomas Massao Fairchild (UFPA)

Trabalho 1: A heterogeneidade discursiva nos relatórios de estágio dos alunos do curso de Letras - Inglês da UFPA
Sádie Saady Morhy (UFPA)
Trabalho 2: História e discurso: duas dimensões articuladas no relatório
Dione Márcia Alves de Moraes (UFPA)
Trabalho 3: Formação e ensino... ou vozes em conflito?: Processo de hibridação intercultural na escrita sobre o ensino de língua
Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva (UFPA)
Trabalho 4: Do "espírito científico" ao "ecumenismo teórico": considerações sobre a pesquisa no campo do ensino de língua
Thomas Massao Fairchild (UFPA)

 

Sala: Mirante 108

Multiletramentos e questões de identidade na formação docente

Organizadora: Fabiana Biondo (UFMS)

Trabalho 1: Formação docente como (des)aprendizagem em um site de rede social
Daniel dos Santos (UNICAMP)
Trabalho 2: Multimodalidade e estereótipos de gênero presentes no comercial da Oral B "compare, comprove e complete"
Roziane Keila Grando (UNICAMP)
Trabalho 3: Multiletramentos, gênero e feminismo: uma proposta de trabalho com alunos do Ensino Médio Técnico do Instituto Federal de Aquidauana-MS
Juvenal Brito Cezarino Júnior (IFMS)
Fabiana Biondo (UFMS)
Trabalho 4: Os usos das linguagens audiovisuais no ensino de Geografia: análise etnográfica de uma professora do Ensino Médio Público
Bruno Albanese (UNICAMP)

 

Sala: Mirante 109

Tecnologias digitais e formação de professores de línguas na contemporaneidade

Organizadora: Ronaldo Corrêa Gomes Junior (UFMG)

Trabalho 1: Edmodo no ensino superior em contexto brasileiro
Luciana de Oliveira Silva (UFMG)
Trabalho 2: Gêneros Digitais na Sala de Aula de Línguas: será que estamos preparados?
Ronaldo Corrêa Gomes Junior (UFMG)
Trabalho 3: Emoções e Identidades de Professores ao Falar Inglês com Tecnologias Digitais
Rodrigo Aragão (UESB)
Trabalho 4: Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de línguas
Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (UFMG)

 

Sala: Mirante 110

Práticas avaliativas formativas: novas exigências na formação do professor de línguas estrangeiras

Organizadora: Myriam Crestian Cunha (UFPA)

Trabalho 1: Quando praticar avaliação formativa se torna formador: uma experiência com professores-estagiários em turmas de português língua estrangeira
Fernanda Souza e Silva (UFPA)
Myriam Crestian Cunha (UFPA)
Trabalho 2: Propostas de autoavaliação e autorregulação em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira
Débora Camargo Velastegui (UFPA)
Trabalho 3: Estratégias formativas nas aulas de FLE: como o agir do professor pode tornar a avaliação uma tarefa colaborativa
Luciana de Oliveira Alves (UFPA)

 

Sala: Mirante 111

Heterogeneidades discursivas e produção escrita: indicadores de um processo formativo

Organizadora: Eunice Braga Pereira (UFPA)

Trabalho 1: Das heterogeneidades discursivas na escrita acadêmica: a teoria na formação do professor
Eunice Braga Pereira (UFPA)
Trabalho 2: Heterogeneidades: formas de se perceber o outro no texto acadêmico
Thayane Corrêa Lisboa Da Silva (UFPA/SEDUC-PA)
Trabalho 3: As marcas de interculturalidade presente nos manuais de língua inglesa e sua relação com a análise do discurso
Marja Ferreira Martins (UFPA/UEPA)
Trabalho 4: O eu e o outro inscritos nas redações modelo Enem - um estudo sobre autoria e indícios de autoria
Lia Barile Carvalho da Silva (SEDUC-PA)

 

Sala: Mirante 113

Formação Docente e Experiências Sobre o Processo de Inclusão (ou de exclusão) Vivido em Diferentes Instituições de Ensino

Organizadora: Dilma Mello (UFU)

Trabalho 1: O Atendimento Educacional Especializado No Ensino Superior: desafios e possibilidades
Judith Maria de Souza Almeida (IFC)
Trabalho 2: 'A la Cabra-Cega': experienciando possibilidades de inclusão
Valeska Virgínia Soares Souza (UFU)
Trabalho 3: Formação Docente: Perspectivas de Práticas Inclusivas Nos Processos de Ensino e Aprendizagem de Línguas
Dilma Mello (UFU)
Trabalho 4: A Ética Relacional Em Uma Pesquisa Narrativa Sobre Inclusão
Viviane Cabral Bengezen (UFCAT)

 

Sala: Mirante 114

Sequências didática e de formação: instrumentos mediadores na ressignificação de práticas formativas e de saberes docentes a professores de línguas

Organizadora: Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL)

Trabalho 1: O planejamento de sequência didática: contribuições para o desenvolvimento profissional do professor de língua inglesa
Priscila Azevedo da Fonseca Lanferdini (UEL)
Trabalho 2: Formação de professores: a sequência de formação como instrumento mediador para o desenvolvimento dos saberes docentes
Marileuza Ascencio Miquelante (UEL)
Trabalho 3: As sequências de formação como instrumentos para práticas formativas e os saberes docentes necessários aos professores de línguas
Paula Kracker Francescon (UEL)
Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL)
Maria Izabel Rodrigues Tognato (UNESPAR)

 

Sala: Mirante 115

Perspectivas críticas sobre a Formação de Professores de Línguas no Brasil

Organizadora: Walkyria Monte Mor (USP)

Trabalho 1: A formação crítica de professores de línguas e o projeto de letramentos
Walkyria Monte Mor (USP)
Trabalho 2: Indícios de letramento crítico em livros didáticos de língua inglesa: formação para a cidadania
Ariovaldo Lopes Pereira (UEG)
Trabalho 3: Linguística Aplicada, Letramento Crítico & (Multi)letramentos/semiosis: complexidade, ação & agência na educação linguística do professor de Língua Inglesa
Cristina Eluf (UNEB)
Jamille Passos (UESB)
Trabalho 4: LA em tempos pós-humanistas: Letras divide autorias com atores humanos e não humanos
Nara Hiroko Takaki (UFMS)

 

Sala: PPGL 1

Questões teórico-metodológicas críticas em formação de professores: possibilidades de transformação nos modos tradicionais de organização da linguagem

Organizadora: Maria Cecília Camargo Magalhães (PUC-SP)

Trabalho 1: Zona desconfortável de ação em espaços híbridos de formação continuada como manifestação de aprendizagem expansiva
Jozéllia Jane Corrente Tanaca (SEED/PA)
Trabalho 2: A pesquisa crítica de colaboração como base teórico-metodológica em formação de educadores no contexto escolar
Maria Cecília Camargo Magalhães (PUC-SP)
Trabalho 3: O ato de perguntar como instrumento de expansão dialógica para a legitimação das vozes no discurso em formação de educadores
Maria Otilia Guimarães Ninin (COGEAE/PUC-SP)
Viviane Letícia da Silva Carrijo (PUC-SP)
Trabalho 4: Ética do cuidado e a orientação para diferença: possibilidades de argumentação como prática crítico-dialógica na formação de professores
Elaine Mateus (UEL)

 

Sala: PPGL 2

Ensino de língua inglesa na perspectiva crítica: múltiplos contextos e olhares

Organizadora: Marcele Garbin Dagios (UFTPR)

Trabalho 1: Inglês como Língua Franca em sala de aula: um relato de experiência
Camila Haus (UFPR)
André Luiz Galor (UFPR)
Trabalho 2: Língua como discurso: tentativas de práticas contextualizadas de Letramento
Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim (UFPR)
Trabalho 3: Pedagogia Crítica e formação inicial de professores de inglês: experiências interculturais no curso de licenciatura em Letras
Marcele Garbin Dagios (UFTPR)

Comunicações Coordenadas - 12 de Setembro, 10:30 - 12:30

Sala: Mirante 103

Pesquisas Experienciais

Organizadora: Laura Miccoli (UFMG)

Trabalho 1: Pesquisa Experiencial: o contexto na compreensão da rede de experiências como sistemas dinâmicos
Laura Miccoli (UFMG)
Trabalho 2: "Onde estamos aprendendo inglês?": o investimento feito na formação inicial e continuada de professores de língua inglesa
Hilda Simome Henriques Coelho (UFV)
Trabalho 3: A orientação acadêmica e a formação de pesquisadores autônomos em experiências identitárias fractalizadas
Maria Raquel de Andrade Bambirra (CEFET-MG)

 

Sala: PPGL 1

A formação literária para o ensino de línguas: perspectivas em diálogo

Organizador: Antonio Heriberto Catalão Júnior (UFPA)

Trabalho 1: Educação pela (e para a) poesia: pertinência e desafios para a formação de professores no Brasil contemporâneo
Antonio Heriberto Catalão Júnior (UFPA)
Trabalho 2: Reflexões sobre o ensino de Literatura nos anos finais do ensino fundamental na BNCC de Língua Portuguesa e de História
Abilio Pacheco de Souza (UFPA)
Trabalho 3: Leitura literária, formação docente e estrutura e funcionamento do Ensino Básico: fissuras e desencontros
Sérgio Wellington Freire Chaves (UFPA)

 

Sala: PPGL 2

Parceria escola-universidade: propostas de interlocução e espaços para interação e construção do conhecimento

Organizadora: Shirlene Bemfica de Oliveira (IFMG)

Trabalho 1: As emoções e sentimentos de professores e alunos sobre contexto escolar
Shirlene Bemfica de Oliveira (IFMG)
Trabalho 2: Projeto UNISALE para a ressignificação da parceria entre a Universidade e a Escola Básica
Gabriella Costa de Souza (UFMG)
Trabalho 3: Histórias que ressoam por trás das escolhas de material didático do professor de língua inglesa
Izabella Leal Gonçalves (UFMG)
Trabalho 4: Vozes da trans(formação)? Investigando os efeitos de sentido mobilizados por alunos de um professor participante de um projeto de educação continuada
Isabela de Oliveira Campos (UFMG)

 

Sala: Mirante 104

Formação de professores de línguas na contemporaneidade: diálogos e interseções

Organizadora: Carolina Vianini (UFSJ)

Trabalho 1: Português como língua adicional: experiências de ensino no contexto universitário
Carolina Vianini (UFSJ)
Trabalho 2: Linguagens e identidades na contemporaneidade: narrativas multimodais e representações conceituais em experiências de formação de professores de línguas
Mariney Pereira Conceição (UNB)
Trabalho 3: Visão e Motivação em Experiências de Aprendizagem de Estudantes de Inglês para fins Acadêmicos
Climene F. Brito Arruda (UFMG)

 

Sala: Mirante 105

Multiliteracies made in Brazil: as refrações de sentidos e práticas em contextos de formação docente

Organizadora: Ana Paula M Duboc (USP)

Trabalho 1: A práxis docente e a ressignificação da aprendizagem da docência na graduação em Letras
Leina Cláudia Viana Jucá (UFOP)
Trabalho 2: Multiletramentos: epistemologias, ontologias ou metodologias? ou tudo isso ao mesmo tempo?
Daniel de Mello Ferraz (USP)
Trabalho 3: Multiletramentos no contexto do New Learning: uma experiência com professores em formação inicial
Alessandra Coutinho Fernandes (UFPR)
Trabalho 4: Por uma formação docente menos logocêntrica e, hopefully, mais horizontal
Ana Paula M Duboc (USP)

 

Sala: Mirante 106

A prática docente no ensino de espanhol em escolas públicas da cidade de Belém

Organizador: Carlos Cernadas Carrera (UFPA)

Trabalho 1: Metodología y planificación: cuestiones relevantes para la práctica pedagógica
Antônio Leandro Quintino Sena (UFPA)
Dionísio Golçalves de Souza (UFPA)
Trabalho 2: La función de los recursos didácticos en el contexto de las nuevas tecnologías en las clases de español como lengua extranjera en la enseñanza media de escuelas públicas de Belém do Pará
Rita de Jesus Corrêa (SEDUC-PA)
Trabalho 3: Las prácticas pedagógicas: el clima relacional y las condiciones de infraestructura escolar a partir de las percepciones de profesores y alumnos de español como lengua extranjera
Ivete Conceição Lopes de Abreu (UFPA)
Tarsiane Nascimento de Sena (SEDUC)
Trabalho 4: A docência de espanhol no Ensino Médio: um estudo em escolas públicas da cidade de Belém do Pará
Carlos Cernadas Carrera (UFPA)
Aline Santos Costa (UFPA)

 

Sala: Mirante 107

Formação de professores com TDIC em ambientes presenciais e virtuais

Organizadora: Marcus de Souza Araújo (UFPA)

Trabalho 1: A formação tecnológico-digital e pedagógica de professores pré-serviços de inglês
Marcus de Souza Araújo (UFPA)
Trabalho 2: Contribuições do curso "Elaboração de Material Educacional Digital-Nível Básico" para o Letramento Digital de Professores de Inglês
Simone Telles Martins Ramos (FATEC-Ipiranga/UNIVESP)
Trabalho 3: Algumas palavras sobre o Projeto "Elaboração de materiais pedagógicos para o ensino e a aprendizagem de língua inglesa"
Tatiana S. de Macedo (UFPA)
Trabalho 4: A transposição do conceito de professor crítico-reflexivo em uma disciplina de um curso semipresencial de formação pedagógica: um estudo de caso
Rosinda de Castro Guerra Ramos (COGEAE-PUC-SP)
Maria Aparecida Gazotti-Vallim (IFSP-São Paulo)

 

Sala: PPGL 3

Estágio como pesquisa: evidência e pertinência dos saberes da prática na formação docente

Organizadora: Célia Zeri de Oliveira (UFPA)

Trabalho 1: Espaços de Pesquisa: BNCC e as novas perspectivas para o estágio supervisionado
Joaquim Maia de Lima (Universidade de Lisboa)
Trabalho 2: Estágio como pesquisa: formação docente no Campus Marajó-Breves
André Barbosa de Macêdo (UFPA)
Trabalho 3: Ensino e pesquisa: reflexão sobre a ação docente
Célia Zeri de Oliveira (UFPA)
Trabalho 4: A disrupção no estágio: A pesquisa-ação e o desafio de uma atitude inter/multi/transdisciplinar da intervenção docente
Elizabeth Ferreira Vasconcelos de Andrade (UFPA)

 

Sala: PPGL 4

Inclusão no ensino de língua inglesa: experiências formativas docentes de redesenho de materiais e desenvolvimento de recursos tecnológicos

Organizadora: Angélica Araújo de Melo Maia (UFPB)

Trabalho 1: A ferramenta Ditango na criação de espaços formativos para a conscientização do trabalho com as diferenças
Rosycléa Dantas Silva (UFPB)
Rafael Cabral Paulino (UFPB)
José Eric da Paixão Marinho (UFPB)
Trabalho 2: Formação docente e letramentos digitais: o uso da ferramenta Ditango e o redesenho de práticas inclusivas para o ensino de língua inglesa
Angélica Araújo de Melo Maia (UFPB)
Renan Cabral Paulino (UFPB)
Helen Castelo Branco de Sousa (UFPB)
Trabalho 3: Desafios e possibilidades no ensino de leitura em língua inglesa para uma turma de alunos surdos
Cleiton Willian da Conceição (UFPB)

 

Sala: Mirante 108

Práticas de linguagem (des)legitimadas em políticas de ensino-aprendizagem: implicações para a formação de professores/as

Organizadora: Paula Tatianne Carréra Szundy (UFRJ)

Trabalho 1: (Contra) discursos sobre direitos humanos na redação do Enem e as implicações para o trabalho educacional
Ana Paula Marques Beato-Canato (UFPR)
Trabalho 2: Problematizando o PNLD: implicações para a formação de professores
Rogério Tilio (UFRJ)
Trabalho 3: Literatura na Educação Básica: o que dizem as Bases Nacionais Comuns Curriculares?
Marcel Alvaro de Amorim (IFRJ/UFRJ)
Trabalho 4: Ideologias sobre línguas(gens) na BNCC: implicações para a formação de professores
Paula Tatianne Carréra Szundy (UFRJ)

 

Sala: Mirante 109

Formação e prática pedagógica no Nucli-Inglês do Idiomas sem Fronteiras na UFC

Organizadora: Vládia Maria Cabral Borges (UFC)

Trabalho 1: O papel de observação de aulas e de reuniões pedagógicas na formação inicial e continuada dos professores bolsistas do programa ISF Nucli-Inglês
Paulo Roberto Nogueira De Andrade (UFC)
Trabalho 2: Procedimentos para elaboração de planos de aula, de materiais didáticos e de instrumentos de avaliação no contexto do Nucli ISF/Inglês UFC
Diana Costa Fortier Silva (UFC)
Trabalho 3: Uma experiência colaborativa na formação inicial de professores de línguas estrangeiras - foco no desenvolvimento de planos de cursos
Andreia Turolo-Silva (UFC)
Trabalho 4: Residência pedagógica no Nucli-Inglês e seu impacto na formação de professores de inglês
Vládia Maria Cabral Borges (UFC)

 

Sala: Mirante 110

Tradição e contemporaneidade: o papel do letramento crítico na formação de professores de línguas adicionais

Organizador: Vanderlei José Zacchi (UFS)

Trabalho 1: A formação continuada de professores de inglês como espaço para o contato com diferentes perspectivas e a (des/re)construção dos conhecimentos prévios
Marlene De Almeida Augusto De Souza (UFS)
Trabalho 2: Entre teoria e prática, o fosso da tradição: letramentos críticos e transculturalidade na formação inicial de professores de inglês
Simone Batista da Silva (UFRRJ)
Trabalho 3: Lacunas entre os saberes docentes em formação continuada e o tradicionalismo no ensino de línguas adicionais
Renata de Souza Gomes (CEFET-RJ)
Trabalho 4: Entre a ordem e o caos: preparando professores para o incerto, o imprevisível, o inesperado
Vanderlei José Zacchi (UFS)

 

Sala: Mirante 111

Experiências de formação docente e ensino de línguas: das perspectivas críticas às experiências interculturais

Organizadora: Maria Eugênia Sebba Ferreira de Andrade (IFG)

Trabalho 1: Ensino de português como língua de acolhimento para imigrantes em Goiás
Mirelle Amaral de São Bernardo (IFG)
Suelene Vaz da Silva (IFG)
Trabalho 2: Narrativas multimodais: histórias de formação e (re)construção de identidades de professores de línguas
Roberta Carvalho Cruvinel (CEPAE-UFG)
Trabalho 3: Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa
Helen Betane Ferreira (IFG)
Trabalho 4: Problematizações sobre uma experiência de formação docente: do crítico à autocrítica
Maria Eugênia Sebba Ferreira de Andrade (IFG)

Comunicações Coordenadas - 13 de Setembro, 8:00 - 10:00

Sala: Mirante 103

Reflexões da/na Prática Exploratória e a construção de afetos em contextos pedagógicos

Organizadora: Inés Kayon De Miller (PUC-RJ)

Trabalho 1: Priorizar a "qualidade de vida" e trabalhar para entender a sala de aula
Inés Kayon De Miller (PUC-RJ)
Adriana A. Nóbrega (PUC-RJ)
Trabalho 2: Relações de confiança co-construidas na formação profissional: o ambiente da prática exploratória
Maria Cristina de Góes Monteiro (PUC-RJ)
Beatriz de Castro Barreto (PUC-RJ)
Trabalho 3: Praticantes-parceiros em sala de aula: afetos e aprendizagens na reelaboração dos papéis de professora e alunos
Beatriz Maciel (Rede FAETEC)
Trabalho 4: O modelo mercadológico de ensino e seus reflexos na vida docente contemporânea
Thelma Christina Ribeiro Côrtes (Colégio Pedro II/Colégio Curso Martins)
Diego Fernandes Coelho Nunes (UFRJ)

 

Sala: Mirante 104

Experiências de participantes de um projeto de educação continuada para professores de Língua Inglesa

Organizadora: Climene Fernandes Brito Arruda (UFMG)

Trabalho 1: Motivação e visão promovendo experiências de aprendizagem de professores de inglês em formação continuada
Jéssica Ingrid Nunes de Souza (UFMG)
Trabalho 2: O uso de séries de televisão para o ensino de inglês crítico e problematizado
Larissa Polyana de Meneses Ferreira (UFMG)
Trabalho 3: Efeitos de sentido nos dizeres de professores envolvidos na implantação do ensino de inglês na rede pública
Kely Cristina Silva (UFMG)
Trabalho 4: Projetos de educação continuada e seus efeitos na constituição identitária de graduandos
Natália Mariloli Santos Giarola Castro (UFMG)

 

Sala: Mirante 105

Formação inicial de professores de línguas, identidades e justiça social: múltiplas dimensões

Organizadora: Carla Lynn Reichmann (UFPB)

Trabalho 1: Potencial (trans)formador de contextos inclusivos para a construção identitária de professores em formação inicial
Betânia Passos Medrado (UFPB)
Carla Lynn Reichmann (UFPB)
Trabalho 2: Letramento acadêmico e justiça social: por que provocar reflexões ainda está em tempo
Ana Lúcia Guedes-Pinto (UFPB)
Trabalho 3: Teacher identity as pedagogy: a resource for social justice in language teacher education?
Brian David Morgan (Glendon College/York University)
Trabalho 4: Pain, discomfort and safe spaces: pre-service teachers negotiating and engaging with social justice
Leila Kajee (University of Johannesburg)

 

Sala: Mirante 106

Formação inicial de professores e formadores de professores de línguas: emoções, autoestima, motivação e crenças

Organizadora: Ana Maria Ferreira Barcelos (UFV)

Trabalho 1: Autoestima de professores de inglês em formação inicial
Aline Moraes de Carvalho (UFV)
Trabalho 2: Metassíntese de pesquisas sobre formadores de professores de língua inglesa, suas crenças e emoções
Pauliane Ferreira Gandhi de Godoy (UFV)
Trabalho 3: Formação inicial de professores de língua inglesa: a influência da motivação e emoções do aprendiz nas emoções e motivação do professor
Simôni Cristina Arcanjo (UFV)
Trabalho 4: Emoções e motivação para ensinar inglês de professores em formação inicial: influências do curso de Letras
Ákila Júnia Arruda Arcanjo (UFV)

 

Sala: Mirante 107

Multiletramentos e ensino de inglês: propostas para uma educação pluralista

Organizadora: Vera Helena Gomes Wielewicki (UEM)

Trabalho 1: Teoria dos multiletramentos e teoria da adaptação: contribuições na formação de professores de língua inglesa
Maria Verônica Tavares Neves Cardoso (UEM)
Trabalho 2: Multiletramentos e inteligências múltiplas: por uma abordagem não grafocêntrica no ensino de inglês
Vera Helena Gomes Wielewicki (UEM)
Trabalho 3: A educação inclusiva pela perspectiva dos professores do ensino técnico e tecnológico: um estudo pelo viés dos multiletramentos
Carla Cristina Gaia dos Santos (UEM)
Trabalho 4: Equipes multidisciplinares e a formação de professores na escola pública
Taynara Cristina de Sousa Silva (UEM)

 

Sala: Mirante 108

Planejamento por meio de projetos interdisciplinares: Gamificação

Organizadora: Márcia Lopes Duarte (UNISINOS)

Trabalho 1: Leitura literária na educação básica: uma proposta gamificada
Carolina Müller (IENH)
Trabalho 2: Interdisciplinaridade e gamificação: estudo, aplicação e experiência na universidade para formação de professores de línguas
Cristiane Maria Schnack (UNISINOS)
Lisiane Fagundes Cohen (UNISINOS)
Trabalho 3: Nas trilhas da narrativa de ficção: o jogo como possibilidade de mediação de leitura Metodologia de ensino de língua e literatura e gamificação
Márcia Lopes Duarte (UNISINOS)
Sabrina Vier (UNISINOS)

 

Sala: Mirante 109

O processo de ensino-aprendizagem de línguas na educação de surdos por meio de ações colaborativas

Organizadora: Lucineide Machado Pinheiro (UNIFESP/IFSP)

Trabalho 1: Libras no contexto familiar de pais ouvintes de crianças surdas
Valéria da Silva Bezerra (UNIFESP)
Trabalho 2: O ensino da língua portuguesa escrita para a criança surda em uma perspectiva bilíngue
Daniela Schlic Matos (UNIFESP)
Trabalho 3: A formação docente no contexto da inclusão educacional de alunos surdos
Lucineide Machado Pinheiro (UNIFESP/IFSP)
Trabalho 4: Ensino-aprendizagem de língua portuguesa para surdos na modalidade a distância – Desafios e possibilidades
Maly Magalhães Freitas (UNIFESP/IFSP)

 

Sala: Mirante 110

Perspectivas críticas em guias e manuais didáticos: os livros didáticos de línguas na formação de professores em exercício

Organizador: Rogério Casanovas Tilio (UFRJ)

Trabalho 1: O paradoxo de acesso presente em uma unidade do LD de Português e de Inglês: um estudo comparativo
Jane Miranda Alves (UFRJ)
Trabalho 2: Problematizando concepções de criticidade: análise do manual do professor de um livro didático de inglês em circulação
Flavia Aparecida Ribeiro Teixeira (UFRJ)
Patricia Helena da Silva Costa (UFRJ)
Raquel de Almeida Rodrigues (UFRJ)
Trabalho 3: Relações étnico-raciais na prática docente a partir dos manuais do professor de livros didáticos de inglês e de espanhol
Jaqueline da Silva Barros (UFRJ)
Juliana Anunciação Almeida (UFRJ)

 

Sala: PPGL 1

Direitos humanos e a formação do professor de língua: experiências e potencialidades

Organizador: Junot de Oliveira Maia (IFSP)

Trabalho 1: A formação do professor de línguas nas perspectivas de justiça social e de educação intercultural cidadã
Joel Austin Windle (UFF)
Kátia Modesto Valério (UFF)
Trabalho 2: Educação para Cidadania Global e Direitos Humanos: um convite a professores de línguas e literaturas estrangeiras
Míriam Jorge (UFMG)
Trabalho 3: Ensinando/vivenciando a condição humana: pensando a formação de professores à luz da complexidade
Ariane Macedo Melo (IFSP)
Junot de Oliveira Maia (IFSP)
Trabalho 4: Educação Crítica, Direitos Humanos e Cidadania: a pós-memória como potencialidade
Andréa Mattos (UFMG)
Érika Caetano (UNIBH)

 

Sala: Mirante 111

Práticas de Letramento Crítico em Sala de Aula numa Perspectiva Translingual

Organizadora: Clarissa Menezes Jordão (UFPR)

Trabalho 1: Livro didático e Letramento crítico: Um diálogo possível?
Jhuliane Evelyn da Silva (UFPR)
Trabalho 2: But,i don't speak like them! Espaços críticos no aprendizado de inglês em letramentos de desinvenção
Zelir Maria Bieski Franco (UFPR)
Trabalho 3: Inglês no Ensino Médio Profissional: propostas de ensino-aprendizagem de inglês como prática translíngue
Anderson Nalevaiko Marques (UFPR)

 

Sala: PPGL 2

Vozes do norte e nordeste do Brasil na formação continuada de professores de língua inglesa

Organizador: Sergio Ifa (UFAL)

Trabalho 1: Que material eu uso para ensinar inglês na escola pública? para que? como? formação de professores e ISF em Alagoas
Sergio Ifa (UFAL)
Trabalho 2: Formação com professores de inglês: refletindo sobre materiais didáticos segundo a perspectiva dos novos letramentos
Ana Karina de Oliveira Nascimento (UFS)
Trabalho 3: Formação com professores de inglês: cenas de letramento crítico
Elisa Borges de Alcântara Alencar (UFT)

 

Sala: Mirante 113

Formação de professor de línguas frente às questões raciais e de gênero em tempo de escola sem partido

Organizador: Danie Marcelo Danie de Jesus (UFMS)

Trabalho 1: Pedagogia decolonial trans na sala de aula: desafios para uma educação ética e política
Benjamim Braga (UFMS)
Trabalho 2: Por uma Educação Antirracista dos Professores de Línguas
Mirian Jorge (UFMG)
Trabalho 3: Letramentos queer e racial na universidade: desejos e possibilidades de mudanças no currículo de letras
Danie Marcelo Danie de Jesus (UFMS)
Trabalho 4: Cu-irizando" a formação docente em letras/linguística no alto sertão alagoano - "linguística queer" como componente curricular
Ismar Inácio dos Santos Filho (UFAL)

Comunicações Coordenadas - 13 de Setembro, 10:30 - 12:30

Sala: Mirante 103

Formação de professoras/es de línguas e decolonialidade

Organizadora: Rosane Rocha Pessoa (UFG)

Trabalho 1: Concepções de língua, sujeito e ensino: influências no encontro com a escola
Mariana Mastrella de Andrade (UNB)
Rosane Rocha Pessoa (UFG)
Trabalho 2: Formação docente e decolonialidade: sentidos construídos nas vivências do estágio de língua inglesa
Valéria Rosa Silva (UFG)
Trabalho 3: O estágio e o desafio decolonial: problematizações sobre as relações interpessoais de seus/suas agentes
Julma D. Vilarinho P. Borelli (UFMT)
Trabalho 4: Esforços de(s)coloniais na formação de professores/as de línguas: ações, tensões e sentidos de agir colaborativamente
Viviane Pires Viana Silvestre (UFG)

 

Sala: Mirante 104

Perspectivas críticas, ensino e educação linguística: diálogos permanentes e produção de saberes

Organizadora: Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista (UFBA)

Trabalho 1: A sala de aula de línguas para além do discurso monolíngue: caminhos e direções
Fernando Zolin-Vesz
Alinee Silva dos Santos (UFMT)
Marcio Cesar Cardoso (UFMT)
Trabalho 2: Escrevendo autobiografia: uma experiência de ensino na formação inicial de professores de espanhol
Lilían Latties dos Santos (UFAP)
Trabalho 3: Língua e ensino: relação entre a teoria e a prática no planejamento de futuros professores de língua adicional
Ancelma Barbosa Pereira (UFRR)
Trabalho 4: Revisitando os construtos língua, cultura e identidades: implicações para a educação linguística dos sujeitos na era da globalização
Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista (UFBA)

 

Sala: Mirante 105

A educação bilíngue e a formação de professores de português como segunda língua para surdos

Organizadora: Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UFMS)

Trabalho 1: Letramento visual e letramento em l2 na educação de surdos: diálogos e convergências
Danielle Cristina Mendes Pereira (UFRJ)
Valéria Campos Muniz (INES)
Trabalho 2: Percepções de professores em formação sobre o ensino do Português escrito como segunda língua para surdos
Hector Renan da Silveira Calixto (UFOPA)
Trabalho 3: Português como segunda língua para surdos no ensino superior e as políticas de educação inclusiva
Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UFMS)
Karine Albuquerque de Negreiros (UFMS)

 

Sala: Mirante 106

As (Im)Possibilidades do Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa em Contextos de Inclusão-Exclusão, Encarceramento e Resistência

Organizadora: Valdeni da Silva Reis (UFMG)

Trabalho 1: As (im)Possibilidades do fazer-ser professor de inglês de unidades socioeducativas
Valdeni da Silva Reis (UFMG)
Trabalho 2: Aprendizagem de língua inglesa no cárcere
Rita de Cássia Batista (GRUPO UNIS)
Trabalho 3: Jovens trabalhadores aprendizes de inglês como língua estrangeira em situação de vulnerabilidade: as (im)possibilidades de responsabilização, inclusão e mobilidade social
Maria José D'Alessandro Nogueira (UFMG)
Trabalho 4: Línguas (entre)laçadas na aula de língua inglesa
Rejane Cristina de Carvalho Brito Leite (IFSP)

 

Sala: Mirante 107

Tecnologias digitais na formação de professores de línguas: três experiências distintas?

Organizadora: Eliane Carolina de Oliveira (UFG)

Trabalho 1: Tecnologias digitais na formação de professores de línguas: o ensino híbrido e os portfólios digitais em foco
Eliane Carolina de Oliveira (UFG)
Trabalho 2: TDICS: Webquest, Hot potatoes, Kahoot e Survey monkey na formação docente
Suelene Vaz da Silva (IFG)
Trabalho 3: O contexto de produção e de veiculação de videoaulas digitais na internet e seu uso em aulas de português
Margareth Cavalcante de Castro Lobato (UFG)

 

Sala: Mirante 108

"Para além do Discurso do Fracasso do Ensino de Inglês na Escola Pública: Olhares e Práticas de Aprendizagem Críticas"

Organizadora: Lívia Fortes (UFES/USP)

Trabalho 1: Street art and freedom of expression: letramentos nas aulas de língua inglesa no ensino fundamental II
Thalita Rezende (UFES/PMZ)
Trabalho 2: Letramento crítico em foco na formação de professores de línguas estrangeiras: da teoria à prática.
Sandra R. B. Gattolin (UFSCAR)
Trabalho 3: "O que você vai ser quando crescer?": a abordagem dos Letramentos no ensino de inglês no Ensino Fundamental-I público.
Fernando Pardo (IFSP/USP)
Trabalho 4: O discurso do fracasso do ensino de inglês na escola pública e o fenômeno da neoliberalização
Lívia Fortes (UFES/USP)

 

Sala: Mirante 109

Formação docente e práticas de sala de aula: o processo de construção de conhecimento

Organizadora: Maria Helena Vieira Abrahão (UNESP)

Trabalho 1: A (co)construção de conceitos acadêmicos na formação inicial do professor de língua estrangeira em aulas de metodologia e no estágio supervisionado
Kátia Marques da Silva (UFU)
Trabalho 2: A formação inicial de professores de inglês no norte do Brasil: a construção de conhecimentos teórico-práticos sob a perspectiva sociocultural
Mariana da Silva Cassemiro (UNESP)
Trabalho 3: A (co)construção de conhecimentos em aulas de inglês instrumental sob a perspectiva sociocultural
Jéssica Laira de Araújo Esgoti Uliana (ETEC)
Trabalho 4: Emoções e Identidades na Formação Inicial de Professores de Língua Inglesa
Fabiano Silvestre Ramos (UFJ)

 

Sala: Mirante 110

Estudos de aconselhamento linguageiro e de mediação em teletandem - uma contribuição à formação de professores de línguas adicionais

Organizadora: Anna-Katharina Elstermann

Trabalho 1: Mediação em Teletandem: novos desafios da formação docente
Ludmila Belotti Andreu Funo (UNESP)
Trabalho 2: Um olhar complexo sobre a minha aprendizagem: relato de experiência sobre a trajetória de uma aprendente de inglês no aconselhamento em aprendizagem de línguas
Jhonatan Allan de Andrade Rabelo (UFPA)
Maila de Nazaré Santos Monteiro (UFPA)
Trabalho 3: Laços motivadores: o enredamento de professores na atividade de aconselhamento linguageiro
Maria Clara Vianna Sá e Matos (UFPA)
Trabalho 4: Mediação em grupos: o apoio ao aprendiz na aprendizagem de línguas estrangeiras via teletandem
Anna-Katharina Elstermann (UNESP)

 

Sala: PPGL 1

A formação de professores pela ótica do ensino como trabalho

Organizadora: Eliane Gouvea Lousada (USP)

Trabalho 1: A análise do trabalho docente revelando representações e configurações do agir
Flavia Fazion (USP)
Trabalho 2: Dilemas do professor de francês como língua estrangeira na abordagem dos gêneros textuais
Suélen Maria Rocha (USP)
Trabalho 3: O papel dos tuteurs-formadores no estímulo à criatividade dos professores de língua francesa
Simone Maria Dantas-Longhi (UFV)
Trabalho 4: O papel das verbalizações sobre o trabalho docente na formação de professores de francês
Eliane Gouvea Lousada (USP)

 

Sala: PPGL 2

O NucLi IsF_UEL e o seus impactos no processo de internacionalização e na formação inicial de professores de Língua Inglesa

Organizadora: Samantha Gonçalves Mancini Ramos (UEL)

Trabalho 1: A Gamificação e a utilização de Jogos Educacionais nas aulas do IsF_UEL
Ana Claudia Cury Calia de Souza (UEL)
Raquel do Prado Carlos (UEL)
Giovanna Mollero (UEL)
Trabalho 2: O debate como ferramenta no desenvolvimento linguístico e argumentativo e um curso presencial do programa Idioma sem Fronteiras (NucLi UEL)
Andressa Molinari (UEL)
Letícia Minto Faria (UEL)
Henrique de Paiva Soares (UEL)
Trabalho 3: A criação de uma comunidade de prática a partir da Formação Pedagógica do NucLi IsF na UEL
Samantha Gonçalves Mancini Ramos (UEL)
Maria Paula Pereira de Lima (UEL)
Trabalho 4: O processo da Internacionalização pelo prisma das Políticas Públicas: O caso do Idiomas sem Fronteiras na UEL
Marluce Fagotti (UEL)
Thaís Stelzer (UEL)

 

Sala: PPGL 3

Reflexões e experiências de ensino de língua portuguesa desenvolvidas no mestrado profissional em Letras da UFRRJ

Organizadora: Marli Hermenegilda Pereira (UFRRJ)

Trabalho 1: Ensino de língua portuguesa em tempos de crise: é possível inovar na sala de aula?
Rívia Silveira Fonseca (UFRRJ)
Trabalho 2: Tecnologia e formação continuada para estudo e uso de fenômenos gramaticais variáveis: experiências de professores do Profletras-UFRRJ
Ângela Marina Bravin dos Santos (UFRRJ)
Trabalho 3: Experiências de abordagem da variação linguística em sala de aula no tratamento de aspectos morfossintáticos do português
Gilson Costa Freire (UFRRJ)
Trabalho 4: Ensino de produção textual na educação básica: do oral para o escrito
Marli Hermenegilda Pereira (UFRRJ)
Gleiciane Rosa Vinote Rocha (Rede Municipal de Educação – Rio Claro/RJ)

 

Sala: Mirante 111

Papel dos multiletramentos na formação dos professores de línguas para contextos específicos

Organizadora: Janaina da Silva Cardoso (UERJ)

Trabalho 1: Reflexões sobre o papel dos multiletramentos na formação do professor pesquisador em tempos críticos
Janaina da Silva Cardoso (UERJ)
Trabalho 2: Formação e atribuições do professor de inglês de um curso de graduação
Alessandra Cristina Bittencourt Alcântara (CEFET-RJ)
Trabalho 3: O letramento reflexivo na formação docente: um projeto de extensão do IFRJ
Elza Maria Duarte Alvarenga de Melo Ribeiro (IFRJ)

 

Sala: Mirante 113

A colaboração na aprendizagem e no ensino das línguas: estudos em contextos presenciais e virtuais

Organizador: Francisco José Quaresma De Figueiredo (UFG)

Trabalho 1: Os efeitos da colaboração na elaboração de provas, no ensino e na formação de futuros professores de inglês
Cristina Vasconcelos Porto (UFPA)
Trabalho 2: Aprendizagem de libras e português em contexto de tandem: um estudo realizado com uma aluna surda e uma ouvinte da Universidade Federal do Tocantins
Francisco José Quaresma De Figueiredo (UFG)
Trabalho 3: Estudo sobre a escrita das línguas de sinais (ELIS): análise de erros e estratégias realizadas por alunos surdos e ouvintes
Guilherme Gonçalves de Freitas (UFG)
Trabalho 4: Prática de multiletramentos e telecolaboração via tandem: uma experiência com aprendizes de língua inglesa da educação básica
Fernanda Franco Tiraboschi (UFG)