Comunicações Individuais - 12 de Setembro

Sala PPGL 3

8:00 A formação docente sob um olhar hermenêutico-fenomenológico complexo
Maximina M. Freire (PUC-SP)
8:30 Interculturalidade e suas possibilidades: a sala de aula de língua inglesa como um ambiente reflexivo
Mayara Volpato (UFSC)
9:00 A Compreensão de Fenômenos da Experiência Humana em Curso de Formação de Professores de Línguas
Karin Claudia Nin Brauer (FATEC-TAUBATÉ/PUC-SP)
Neiva Cristina da Silva Rego Ravagnoli (PUC-SP)
Suzanny Pinto Silva (UEPA/PUC-SP)
9:30 A aprendizagem ilustrada: o contributo da multimodalidade para uma reflexão da prática docente
Marina Morena dos Santos e Silva (IFMG)

 

Sala PPGL 4

8:00 A concepção de língua/gem de alunos de letras-inglês e a responsabilidade ética de formação de sujeitos da universidade
Carlos Eduardo Alves Lopes (UFG)
8:30 "O problema é que você se importa demais": reflexões sobre a resistência discente ao Ensino Crítico de Línguas
Leonardo da Silva (UFSC)
9:00 Um olhar investigativo às práticas de formação de professores com vistas à mediação responsiva: professores formadores em foco
Adriana Kuerten Dellagnelo (UFSC)
9:30 Propostas curriculares em cursos de formação de professores de inglês
Christine Sant'Anna de Almeida (UFES)

 

Sala PPGL 5

8:00 A formação de professores de línguas e a evasão: os números e os motivos
Annalies Padron Chiappetta (UFMS)
Patrícia Graciela da Rocha (UFMS)
8:30 Criatividade, sala de aula e formação de professores de inglês como língua adicional
Gloria Gil (UFSC)
9:00 O ciclo de aprendizagem experiencial na formação inicial de professores de língua inglesa
Márcia Alves de Oliveira (UFPA)
Amanda Teixeira Bastos (UFPA)
9:30 O estudo do diário de aula na disciplina de estágio no curso de Letras
Márcio Oliveiros Alves da Silva (UFPA)

 

Sala PPGL 6

8:00 Organização do Estágio Curricular Supervisionado na Prática de observação possibilita articulação Teoria-prática na: Formação Inicial crítico-reflexiva do educador de ELE
Leonor Nora Fabián Bráñez (UFRR)
Iris Anita Fabián Ramírez (UFRR)
8:30 O estágio supervisionado em língua espanhola: olhares sobre as práticas docentes
Solano da Silva Guerreiro (UFAM)
9:00 Aprendendo a ser formadora de professores: um relato sobre o estágio de docência no curso de licenciatura em Letras
Paula Cortezi Schefer Cardoso (UFRGS)
9:30 Formação inicial de professores de língua inglesa no estágio supervisionado obrigatório
Lívia Chaves de Melo (UFT)

 

Sala PPGL 7

8:00 Mestrados profissionais em Mato Grosso: desenvolvimento profissional do formador
Luci Terezinh Kroetz Fernandes Maso (SEDUC-MT)
Egeslaine de Nez (UFMT)
8:30 Acampamentos de imersão: uma contribuição para a formação inicial e contínua de professores de inglês
Nilton Varela Hitotuzi (UFOPA)
Maria Luiza Fernandes da Silva Pimentel (UFOPA)
Maria da Conceição Queiroz Vale (UFOPA)
9:00 Projeto Intensivão: a construção dos possíveis significados do interpessoal ao intrapessoal, da mediação a interação
Lucimara Destéfani de Souza Penha (UEMG)
9:30 As concepções de leitura na formação de professores de francês: reflexões sobre o currículo
Stéphanie Soares Girão (UNICAMP)

 

Sala PPGL 8

8:00 (Re)pensando as formações inicial e continuada em contexto extensionista: materiais didáticos, multimodalidade e expansão de perspectivas
Maria Amália Vargas Façanha
Laudo Natel do Nascimento (UFAL)
8:30 Alemão na Amazônia: o projeto "resiliência no ensino-aprendizagem da língua alemã na Amazônia - interculturalidade e inclusão social"
Lucilia Lúbia de Sousa Pinheiro (UFPA)
Rayanne Ferreira da Silva (UFPA)
9:00 A dinâmica entre licenciandos e professores da rede pública de ensino em um curso de extensão de língua inglesa
Elder Koei Itikawa Tanaka (UFOPA)
9:30 Projetos de Extensão e Parcerias Universidade-Escola e seu papel na Formação de Professores de Línguas Adicionais
Ebal Sant'Anna Bolacio Filho (UERJ)

 

Sala PPGL 9

8:00 "Eu preciso mesmo cursar Letras?" - análise de discussões na rede social Facebook sobre a formação do professor de Língua Inglesa
Ana Cecília Trindade Rebelo (UERJ)
8:30 Análise discursiva da legitimação da atividade docente no Brasil
Allan Rodrigo Farias Alves (UFPA)
9:00 A Contribuição de um Centro de Autoacesso na Familiarização Cultural dos Futuros Professores de Línguas
Ana Cristina dos Santos Oliveira (UFPA)
9:30 Formação de professores numa comunidade de prática do Programa Idiomas sem Fronteiras: narrativas de formação
William Kirsch (UFRG)

 

Sala PPGL 10

8:00 Diretrizes para a formação de professores para o trabalho com a leitura: dos PCN à BNCC
Helena Maria Ferreira (UFLA)
Jaciluz Dias (UFJF)
8:30 Formação inicial de professores de língua inglesa: desafios epistemológicos e ontológicos
Fabrício Ono (UFMS)
9:00 Formação continuada de professores de língua portuguesa e multiletramentos: algumas reflexões
Augusto Jose Savedra Lima (IFAM)
Nilton Paulo Ponciano (IFAM)
9:30 O que imagens dizem para nós e sobre nós: compreendendo como interagimos com imagens
Teresa Cristina Gomes de Carvalho (PUC-RJ)

 

Sala PPGL 11

8:00 A identidade do professor de inglês: discursos, narrativas e crenças sobre ensinar inglês no Tocantins
Patrícia Luciano de farias Teixeira Vidal (IFTO – Campus Paraíso do Tocantins)
Selma Maria Abdalla Dias Barbosa (UFT – Campus Araguaína)
8:30 O aluno indígena da Universidade Federal de Roraima: língua, cultura e identidades
Naira Gomes Lamarão (UFRR)
9:00 Vozes da Amazônia: o professor de língua estrangeira como tradutor cultural na escola ribeirinha
Kleby Miranda Costa (UFPA)
9:30 A mestiçagem fronteiriça na escola: o papel do professor de língua materna na fronteira Brasil/Paraguai
Patrícia Graciela da Rocha (UFMS)

 

Sala PPGL 12

8:00 Fanfics, memes e criticidade - os multiletramentos na formação inicial de professores de língua portuguesa
Christiane Batinga Agra (IFAL)
8:30 Tus Ojos en la Literatura: da fotonovela tradicional à digital, articulando língua e literatura espanhola por meio de um projeto complexo
Priscila Penna Ferreira Coelho (UNIFACET/PUC)
9:00 Leitura multimodal no poema de William Blake - "The Sick Rose": uma proposta pedagógica
Daniela Gomes de Araújo Nóbrega (UEPG)
Celso José de Lima Júnior (UEPG)
9:30 Uma leitura multissemiótica do livro de poemas Impregnações na floresta, poemas amazônicos de Helena Parente Cunha
Soraya Souza de Carvalho (UFS)

 

Sala PPGL 5

10:30 Português Brasileiro na sala de aula indígena: um ponto de vista
Antonio Almir Silva Gomes (UFAP)
11:00 A estilística nas gramáticas brasileiras
Sueli Pinheiro da Silva (USP/UEPA)
11:30 Língua e Cultura de Herança na formação de professores: um estudo de caso
Maria Eugenia Savietto (USP)
Fernanda Landucci Ortale (USP)
12:00 Uma análise de propostas de intervenção: trabalho docente, quadrinhos e pesquisa-ação
Maria Isabel Borges (UEL)

 

Sala Mirante 113

10:30 O pensamento complexo e a formação tecnológica do professor de inglês da rede pública de ensino: um desafio emergente
Carla Cíntia Luz (PUC-SP)
11:00 Professores de línguas como influenciadores de políticas públicas: uma aproximação entre a Linguística Aplicada e a Abordagem do Ciclo de Políticas
Leonardo Neves Correa (UNIMONTES/PUC-SP)
11:30 Atratores na trajetória de aprendizagem de inglês de professores em formação: impactos no processo de autonomização
Larissa Dantas Rodrigues Borges (UFPA)
12:00 Interseções entre a aprendizagem de língua estrangeira e a formação docente: uma análise da trajetória de alunos-professores à luz da teoria dos sistemas adaptativos complexos
Michell Gadelha Moutinho (Escola da Aplicação da UFPA)
Tatiana da Silva Castro (Escola da Aplicação da UFPA)

 

Sala PPGL 6

10:30 Princípios didáticos no ensino de línguas estrangeiras: o exemplo do alemão na "era pós-método"
Paul Voerkel (UERJ/DAAD)
11:00 Interações em sala de aula: um recorte na trajetória de alunos chineses no curso de Contação de Histórias
Ana Cristina Balestro (UFF)
11:30 Abordagem comunicativa e o uso das quatro habilidades básicas para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira – espanhol
Marlene Borges de Carvalho (IFPA)
12:00 A Formação de Professores de Línguas Adicionais no Programa Idiomas sem Fronteiras: casos das línguas alemã, espanhola e inglesa
Simone Sarmento (UFRGS)
Luiza Sarmento Divino (UFRGS)
Leonardo Teixeira Madrid Alves (UFRGS)

 

Sala Mirante 114

10:30 El perfil formativo en la enseñanza de español como L2/LE: motivaciones y creencias de la profesión en el contexto latinoamericano
Alberto Rodríguez Lifante (Universidad de Alicante)
11:00 El aprendizaje cultural en la formación del profesor de lengua española en la UFPa
Nelia de Almeida Martins (UFPA)
11:30 Guía para propiciar la autoreflexión de las prácticas pedagógicas en los profesores de lengua extranjera
Catalina Henao López (UFPA)
12:00 La autoevaluación como estrategia didáctica en curso de formación docente: una herramienta de autorreflexión para el profesor de español
Jane Amorim (IFRR)
Gilmara Jane Amorim de Moraes (IFRR)

 

Sala PPGL 7

10:30 O multilinguismo presente nas escolas em Roraima e a formação do professor de línguas
Déborah de Brito Albuquerque Pontes Freitas (UEL)
11:00 Educação bilíngue de surdos: representações sociais sobre o ensino e a aprendizagem da LIBRAS no ensino superior
Huber Kline Guedes Lobato (UFPA)
Andréa Pereira Silveira (UFPA)
Lucival Fábio Rodrigues da Silva (UFPA)
11:30 A Educação Bilíngue de Surdos: Imagens e sentidos de licenciados do curso de Letras Língua Portuguesa sobre a pessoa Surda
Waldma Maíra Menezes de Oliveira (UFPA)
Bruno Viviani dos Santos (SEDUC/RJ)
12:00 A Libras na escola bilíngue para surdos: língua de instrução e ensino de línguas
Marcio Hollosi (UNIFEST)
Isabela Zanoni Morgado (PUC)

 

Sala PPGL 8

10:30 'Tecnologias educacionais' nas representações e ações de professores de línguas: questões ideológicas e implicações para a formação de professores
Michele Salles El Kadri (UEL)
11:00 Práticas de leitura na universidade: o processo de mediação do professor como agente letrador
Dalve Oliveira Batista Santos (PUC/SP)
11:30 O YouTube como interface digital educativa: uma análise de canais de ensino e aprendizagem de inglês
Keila Mendes dos Santos (UFAL)
Cleide Jane de Sá Araújo Costa (UFAL)
12:00 Las contribuciones del proyecto de extensión Guamá Bilingüe para la formación docente de profesores de lengua española en la Amazonia
Brenna Evelyn Soares Pereira (UFPA)

 

Sala PPGL 9

10:30 Uso da Tecnologia na Aquisição de Vocabulário Acadêmico do IsF-Inglês da UFPa
Gabriel Ferreira Da Silva (UFPA)
11:00 O uso das TICs no desenvolvimento da proficiência em Língua Inglesa: um estudo das verbalizações de professores
Luciane Cristina Paschoal (UFRA)
Ana Sheila de Cristo Lobo (UFRA)
11:30 Categorias de julgamento e disposições sociais de professores de Língua Portuguesa: os conselhos de classe em escola de território vulnerável
Taila Carvalho Ebizero (UNIFEST)
Claudia Lemos Vóvio (UNIFEST)
12:00 I'm 79": empoderamento de alunos idosos no ensino de língua inglesa
Janaína da Silva Forte (Teachers in Company)
Liana Bairros Souza

 

Sala PPGL 10

10:30 Revogação da lei 11.161/2005: contribuições de políticas linguísticas como garantia de práticas docentes do espanhol como LE no sertão baiano
Rosana Souza Silva (IFBA)
11:00 La importancia de la afectividad en el Guamá Bilingüe: La relación alumno/profesor
Adriane da Cunha Moraes (UFPA)
Jacqueline Augusta Leite de Lima (UFPA)
11:30 The role of teachers in promoting peace behavior in classrooms
Ana Paula Viana Dias Cruz (UFPA)
Katia Olegário Palacios (UFPA)
12:00 Language advising and teacher education: a support for developing fluency and autonomous behaviors of an EFL teacher-to-be
Kamila Santos Santana Massoud (UFAP)

 

Sala Mirante 115

10:30 "Haddad, R$ 3,20 nem tua mãe cobra": análise Bakhtiniana do enunciado derrisório presente nas manifestações de junho de 2013
Tatiani Daiana de Novaes (IFRN)
11:00 A dêixis discursiva do trabalho docente: enfrentamentos da/na atividade docente no Brasil
Maríllia Dias Costa (UFPA)
11:30 Práticas de ensino de língua e formação docente: da sala de aula à periferia ou a periferia da sala de aula?
Hadson José Gomes de Sousa (UFPA)
Eduarda Otacília Silva Meireles (UFPA)
Fátima Cristina da Costa Pessoa (UFPA)
12:00 Por que investigar o funcionamento discursivo nos contextos do trabalho docente
Fátima Cristina da Costa Pessoa (UFPA)

 

Sala PPGL 11

10:30 Construindo pontes entre a comunidade e a universidade: promoção de cidadania via ensino e aprendizagem de inglês como língua adicional
Márcia Del Corona (UNISINOS)
11:00 A Prática Alternativa de Ensino de Língua Polonesa nas Escolas Públicas: Projeto Licenciar
Aleksandra Piasecka-Till (UFPR)
11:30 Projetos de futuro: universidades e escolas formatando formação cidadã
Rita de Cassia Paiva (UFSC/UFPA)
12:00 Parceria universidade e escola: (re) construindo novas identidades na formação inicial de professores de inglês
Kelly Cristina Marques Gaignoux (UFPA)

 

Comunicações Individuais - 13 de Setembro

Sala Mirante 114

8:00 Letramento do professor e desenvolvimento da consciência cívica
Maria do Socorro Oliveira (UFRN)
8:30 Perspectivas críticas na formação inicial de professores de inglês: uma história de sucesso
Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite (UFMG)
9:00 A sala de aula do estágio supervisionado: um estudo no contexto da formação inicial de professores de língua inglesa
Lígia Cristina Domingos Araújo (UFMG)
9:30 Os projetos de letramento nas oficinas de estágio II do curso de letras: agência social e transformação pedagógica
Márcia Regina Mendes Santos (UNISINOS)

 

Sala PPGL 3

8:00 Qualidade de ensino e trabalho docente
Silvana Bandeira Oliveira (UFPA)
8:30 O letramento em avaliação na formação inicial de professores
Marcella Nascimento Fernandes (UNB)
9:00 Contribuições do Programa idiomas sem Fronteiras-Espanhol para a Formação Docente em E/LE na Universidade Federal do Ceará
Massilia Maria Lira Dias (UFC)
9:30 A formação docente para a sala de aula invertida e o uso de tecnologias digitais: caminhos a percorrer
Edna Marta Oliveira da Silva (UNINTER)

 

Sala PPGL 4

8:00 Letramento crítico e cidadania no ensino de inglês do ensino médio
Núbia Araceli Schutt (UFMG)
8:30 Letramentos críticos, ensino de língua inglesa e formação integral no ensino médio
Veronica Damasceno de Souza Feitoza (IFPA – Castanhal)
9:00 Perspectivas críticas para o ensino de línguas na formação docente
Juliane D'Almas (UNESPAR)
9:30 Formação docente crítica: um estudo sobre o desenvolvimento conceitual
Déborah Caroline Cardoso Pereira Rorato (UEL)

 

Sala PPGL 5

8:00 Guamá Bilingüe: un ejemplo de colaboración universidad-escuelas
Douglas Lima de Brito (UFPA)
8:30 Projeto ABC English: Uma experiência formativa, extensionista e inclusiva de discentes do curso de língua inglesa do campus de Capanema- Pará
Lucas Araújo de Oliveira (UFPA)
Sílvia Helena Bechimol Barros (UFPA)
9:00 Iniciativas públicas de internacionalização do ensino superior e a microagência: a implementação do programa Paraná Fala Inglês na Universidade Estadual de Londrina
Felipe Trevisan Ferreira (UEL)
Carolina Katayama Gonçalves (UEL)
9:30 Uma discussão acerca dos mecanismos de avaliação da redação escrita por alunos surdos no Exame Nacional do Ensino Médio
Etiene Vaz de Lima (UFRA)
Marília Fernanda Pereira de Freitas (UFRA)

 

Sala PPGL 6

8:00 Affordances percebidas do teletandem na/para formação de professores de língua inglesa
Atef El Kadri (UEL)
8:30 Aprendizagem de línguas: artefatos digitais para o contexto de formação docente
Patricia Vasconcelos Almeida (UFLA)
9:00 Inglês na Palma da Mão: o uso do WhatsApp e seus impactos na formação discente no ensino superior
Allana Camyle de Melo Lima (UFPA)
Jean Roberto Luz da Silva (UFPA)
Leonardo de Oliveira Andrade (UFPA)
Nathália Fernandes Negrão (UFPA)
9:30 TICS: a utilização da Google Suíte e da Plataforma Wikispaces no ensino-aprendizagem de língua inglesa
Elaine de Nazaré Fernandes Rabelo (UNIDERP)

 

Sala PPGL 7

8:00 Questões identitárias de professores de línguas em formação continuada: um estudo de representações reveladas em suas autobiografias
Marta de Faria e Cunha Monteiro (UFAM)
8:30 O processo de identificação docente: ser-professor na perspectiva de professores de língua portuguesa em formação inicial
Neluana Leuz de Oliveira Ferragini (UNESPAR)
Érica Danielle Silva (UNESPAR)
9:00 O professor de língua inglesa de contextos de privação de liberdade: representações e identidade
Guilherme de Oliveira Lucena (UFMG)
Marina Silva Fonseca (UFMG)
9:30 O ato ético e a responsabilidade por trás da resistência de Malala Yousafzai durante o governo do Talibã
Clarice da Conceição Monteiro de Lima (UFRN)

 

Sala PPGL 8

8:00 Pedagogia do eu: histórias de vida na construção de saberes na escola e para a escola
Rita de Cássia Almeida Silva (UEPA)
8:30 Formação com ETAs: Construindo Identidades Docentes
Tania Regina de Souza Romero (UFLA)
9:00 Agência e autoria na aprendizagem da L2: uma perspectiva dialógica
Ana Letícia Souza Garcia (UFG)
9:30 Metáforas de ensino de professoras de inglês em formação e a construção de uma identidade profissional
Ana Carolina de Laurentiis Brandão (UNEMAT)

 

Sala PPGL 9

8:00 Professores de línguas como influenciadores de políticas públicas: uma aproximação entre a Linguística Aplicada e a Abordagem do Ciclo de Políticas
Leonardo Neves Correa (UNIMONTES/PUC-SP)
8:30 Proposta de plano curricular para o ensino da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no ambiente educacional inclusivo
Walber Gonçalves de Abreu (UFPA)
9:00 Educação Inclusiva e o Currículo de Formação de Professores de Inglês no Brasil e no Japão
Fabrício Oliveira da Silva (Chiba University)
9:30 Pensando a formação do professor de língua para a inclusão de alunos com necessidades especiais
Fernanda Henriques Dias (UFSJ)

 

Sala PPGL 10

8:00 Os impactos da revogação da Lei 11.161/05 nas políticas linguísticas, nos cursos de formação de professores e no ensino do espanhol como LE no Estado do Pará
Nancinilde Cartágenes (SEDUC/PA)
Sandra Helena Ataide de Lima (IFPA)
8:30 Língua(gem), política linguística e formação de professores no contexto do Programa Idiomas Sem Fronteiras
Cristiane Carvalho de Paula Brito (UFU)
Ivan Marcos Ribeiro (UFU)
9:00 As fronteiras pelas entrelinhas: inferências sobre a formação de professores e ensino de línguas através do programa Idioma sem Fronteiras
Carla Jeucken Almeida (UFF/UERJ)
9:30 Mobilidade humana, educação plurilíngue e políticas linguísticas: desafios na formação de professores de línguas no Brasil
Luana Ferreira Rodrigues (UFSC)

 

Sala PPGL 11

8:00 A representação docente à luz do interacionismo sociodiscursivo: o diário reflexivo de um professor de inglês em formação no PIBID
Giuseppe Andrew Ferreira Dantas (UFPB)
Juliana Barbosa dos Santos (UFPB)
8:30 O ensino de línguas adicionais para crianças no Brasil e suas implicações para a formação de professores
Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL)
Leandra Inês Seganfredo Santos (UNEMAT)
9:00 Práticas de ensino de língua portuguesa com base na autoria
Nora Monteiro Pinto de Almeida (UFPA)
9:30 Práticas Interdisciplinares na Educação Inclusiva
Leila Cristina Silva da Silva (UFRA – Parauapebas)
Daniela Castro Reis (UFRA – Parauapebas)

 

Sala Mirante 115

8:00 O sistema de avaliatividade e a formação de professores
Fabiola Aparecida Sartin Dutra Parreira Almeida (UFG)
8:30 A inclusão social-escolar: diferentes linguagens, diferentes formações, diferentes modalidades para diferentes necessidades
Sueli Salles Fidalgo (UNIFESP)

 

Sala PPGL 4

10:30 Estágio curricular na formação inicial de professores de letras: a teoria e a prática enquanto práxis
Marta Maria Silva de Faria Wanderley (UNEB)
11:00 A didatização de gêneros textuais no estágio supervisionado: desafios na formação inicial de professores
Maria da Conceição Azevêdo (UFPA)
11:30 A contribuição do gesto de institucionalização no ensino do gênero histórias em quadrinhos e no desenvolvimento da compreensão leitora
Larissa Costa Nunes (UFPA)
12:00 A escrita de Relatórios de Estágio na formação de professores de um curso de Artes Cênicas
Leide Lene Santos Silva (UFT)

 

Sala PPGL 5

10:30 Português no Ensino Médio: desafios e perspectivas no ensino de leitura e de escrita em uma escola pública da cidade de Belém-PA
Débora Cristina do Nascimento Ferreira (SEDUC-PA/UNICAMP)
11:00 Problematizando ideologias linguísticas em uma sala de aula de língua inglesa
Fernanda Caiado da Costa Ferreira (UFG)
11:30 Perspectivas decoloniais sobre língua/linguagem e ensino de inglês: uma experiência com professores/as em formação universitária
Pedro Augusto de Lima Bastos (UFG)
12:00 A importância do estudo da variação linguística das línguas de sinais na formação de professores de Libras
Ellen Formigosa-Marie-Rose (UFPA)
Pascal Marie-Rose (UFPA)

 

Sala PPGL 6

10:30 A poesia marginal no centro do ensino de português para estrangeiros: uma experiência de transformação linguístico-cultural
Márcia Denise Assunção da Rocha (UFPA)
11:00 A coesão textual na produção escrita de acadêmicos de francês língua estrangeira: por uma formação crítico-reflexiva
Luan Jimmy Ferreira Sales (UFAP)
Aldenice de Andrade Couto (UFAP)
11:30 O gênero poesia nas aulas de língua inglesa: uma proposta de sequência didática
Leonardo Jovelino Almeida de Lima (UFPA)
Marcos dos Reis Batista (UNIFESSPA)
12:00 A leitura do livro "A mala de Hana: uma história real" como prática social para além dos muros da escola
Samara Gabriela Leal França (USP)

 

Sala PPGL 7

10:30 Contribuições da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC) para a desencapsulação do ensino-aprendizagem de literatura
Rodolfo Meissner Rolando (PUC-SP)
11:00 Intervenção pedagógica a partir dos desvios de alunos iniciantes: uma proposta baseada em corpora de aprendizes
Luana Aparecida Nazzi Laranja (UNESP)
Luciano Franco da Silva (UNESP)
11:30 Gramática discursiva para profesores de español como lengua extranjera (ELE). Un enfoque formal y funcional complementario
Beatriz Granda (Universidad Nacional Autónoma de México)
12:00 A regression model of learner interest and language acquisition
Benjamin Zhu (UEL)

 

Sala Mirante 114

10:30 English Teaching Assistants (ETA) in Brazil: conceptions of subject matter, teaching and learning to teach
Paulo Boa Sorte (UFS/University of Michigan)
11:00 National Bilingual Program and in-service education in Colombia: listening to teachers' voices narrating their experiences
Nelly Sierra Ospina (Universidad de Antioquia)
11:30 Sense of belonging and language skills development in a rural context- pre-/in-service teachers' PBE experiences
Diego Muñoz Campos (Universidad Católica del Maule)
12:00 Engaging Multi-lingual Learners: New Pedagogical Approaches in the Writing Center
Lara Norgaard (UEL)

 

Sala PPGL 8

10:30 Produção escrita: crenças e atitudes dos alunos do ISF - Inglês da UFPA
Rinaldo de Souza Mescouto Filho (UFPA)
11:00 Reflexões sobre o uso da plataforma Duolingo no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa
Robson de Macêdo Cunha (UEMA)
11:30 O Ensino de Língua Inglesa no SEPT (UFPR) como ponte para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Prila Leliza Calado (UFPR)
12:00 Plataforma digital Android® de apoio a aprendizagem da língua indígena Parkatêjê
Karina Figueiredo Gaya (UFPA)

 

Sala Mirante 115

10:30 Ser ou não ser professor de línguas? Motivação e crenças de professores de inglês em pré-serviço
Eduardo Castro (UFPA)
11:00 Das teorias implícitas às teorias formais: crenças de professores indígenas em um contexto bilingue
Antonia Zelina Negrao de Oliveira (UEPA)
11:30 Crenças sobre cultura e interculturalidade de professores em formação em um curso preparatório para o Celpe-Bras: estudo de caso
André Monteiro Diniz (UFPA)
12:00 Crenças de professores de escolas públicas sobre ensinar e aprender inglês
Rejane Santos Nonato (UFPA)

 

Sala PPGL 9

10:30 A motivação como um fator determinante do ensino e da aprendizagem da língua inglesa como um componente curricular
Claudecy Campos Nunes (UNITAU)
11:00 O Programa PDPI e a motivação de professores de inglês da rede pública
Juliana Araújo Ribeiro (SEMED-PA)
Leandro Valente da Veiga (SEMED-MA)
Giselle de Araujo Moreira (SEDUC-AM)
11:30 O sentir crítico na sala de aula de línguas: um olhar interseccional sobre modos de ser, estar, agir e sentir
Thais Regina Santos Borges (PUC-RJ)
12:00 O impacto do trabalho voluntário em centros de autoacesso na formação de professores
Mariana Maués Barreto (UFPA)
Bianca Caroline Rodrigues da Silva (UFPA)

 

Sala PPGL 10

10:30 Desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita no ensino de inglês para surdos
Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino (UFRA)
Isabella Jeanne Dos Santos Oliveira (UFAM)
11:00 Os professores de um curso livre de língua inglesa de Belém e o processo de inclusão
Johnes Ruan Santa Brigida da Silva (FIBRA)
11:30 Da oralidade à escrita: contribuições da literatura e da produção coletiva de textos para a alfabetização e letramento de crianças com deficiência visual
Camila Silva Sousa Santos (Instituto Benjamin Constant)
12:00 "A cada dia, uma nova ideia": teoria e prática no ensino para alunos surdos
Elizandra de Lima Silva Bastos (UFAM)

 

Sala PPGL 11

10:30 Formação de professores de inglês: leituras e reflexões
Patricia dos Reis (UFMG)
11:00 Autoconfrontação e análise da atividade docente: uma abordagem reflexiva a serviço da formação de professores de línguas
Aline Leontina Gonçalves Farias (UFPA)
11:30 Prática reflexiva em aulas de língua inglesa no contexto da linguística aplicada crítica: diários de campo de professores em formação
Erika Suellem Castro da Silva (UEPA)
12:00 Improve Your English: Uma Análise dos Programas de Formação Continuada da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Kelly Cristina Torres de Barros Ferreira (UFMG)