A Comissão Científica do VII CLAFPL anuncia que divulgará os trabalhos apresentados no evento em três suportes: uma coletânea publicada pela Pontes, um número da Revista Moarado e Anais com resumos expandidos.

Coletânea

A coletânea será composta por textos dos convidados do Congresso, publicada pela Pontes e lançada no XII Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada em julho de 2019 em Vitória, Espírito Santo. Walkyria Magno e Silva, Wagner Silva e Diego Muñoz Campos organizarão o volume, sendo os dois primeiros coordenadores da Comissão Científica e o último membro da Comissão Científica Internacional do VII CLAFPL. O calendário das submissões será enviado aos participantes da coletânea.

Revista Moara

A Revista Moara terá um número dedicado ao tema do Congresso: Formação Docente em Tempos Crítico: Múltiplas Dimensões. Os interessados em submeter trabalhos à revista deverão aguardar a chamada e depois fazê-lo pelo sistema em https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara. Os trabalhos serão submetidos à avaliação do Conselho Editorial do periódico e/ou de membros da Comissão Científica do evento que desejarem atuar como pareceristas ad hoc. O número 51, a ser publicado até julho de 2019, será editado por Walkyria Magno e Silva, Elaine Ferreira do Vale Borges, coordenadoras da Comissão Científica do VII CLAFPL e Beatriz Gandra, membro da Comissão Científica Internacional do evento.

Anais do VII CLAFPL

O prazo para envio de trabalhos compor os anais do VII CLAFPL foi prorrogado até o dia 04 de Novembro de 2018.

Os textos devem ser enviados para viiclafpl2018@gmail.com

Normatização para os Resumos Expandidos

1. O Resumo Expandido deverá ter entre 4 e 5 páginas, e poderá conter Tabelas, Quadros, Figuras e outros tipos de ilustração.

2. O texto deverá ser produzido e salvo em programa Word. Deverá ser formatado para o tamanho de página A-4 – com margens superior esquerda de 3,0cm e inferior e direita de 2,0cm –, e ser confeccionado em modo justificado, com espaçamento simples entre linhas e em fonte Arial, corpo 11, exceto no Título e nome(s) do(s) autor(es) (ver itens 3a e 3b).

3. A organização retórica deve obedecer a seguinte sequência: Título, Autores, Palavras-chave (três a cinco), Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão, Agradecimentos (opcional) e Referências:

3a. O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Arial, corpo 14, em negrito, centralizado;

3b. Dois espaços abaixo (duas linhas) do Título, deve aparecer o nome completo do autor em fonte Arial, corpo 12, justificado à direita e grafado somente com as primeiras letras maiúsculas. No caso de haver mais de um autor, os nomes deverão estar um abaixo do outro. Após o último sobrenome de cada autor, indicar, por meio de nota de rodapé, o endereço institucional (universidade, faculdade e/ou departamento) e o eletrônico (e-mail).

3c. Dois espaços abaixo (duas linhas) do(s) nome(s) do(s) autor(es), deverá estar a expressão "Palavras-chave:" e, na mesma linha, em sequencia, deverão ser incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões relacionadas ao tema do trabalho, separadas por ponto e vírgula;

3d. A seção Introdução deverá justificar o problema estudado de forma clara e utilizando, se possível, revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado;

3e. A seção Metodologia deverá ser concisa e clara, de modo que o leitor possa reproduzir os procedimentos utilizados;

3f. A seção Resultados e Discussão deve conter os dados finais ou parciais do trabalho. A discussão dos resultados deve estar baseada na literatura utilizada, e indicar a relevância dos resultados;

3g. A seção Conclusão deve ser elaborada com base nos objetivos e resultados relatados no Resumo Expandido, podendo conter possíveis limitações do estudo;

3h. A seção Agradecimentos (opcional) pode expressar os agradecimentos aos órgãos que concederam bolsas e auxílios ao Projeto, às instituições e às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do estudo relatado;

3i. Na seção Referências, devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, obedecendo às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT conforme item 2.11 do Guia Elaboração e Trabalhos Acadêmicos da Biblioteca da UFPA: http://bc.ufpa.br/wpcontent/uploads/2018/03/Guia_de_Elaboracao_de_Trabalhos_Academicos.pdf

3j. Tabelas, Quadros, Figuras e demais ilustrações devem ser confeccionadas de forma a apresentar qualidade necessária à boa visualização no site. Para figuras recomendamos resolução de 300 dpi e tamanho 10x10cm. A identificação destes elementos deve seguir as normas da ABNT conforme itens 2.7 e 2.8 do Guia Elaboração e Trabalhos Acadêmicos da Biblioteca da UFPA (ver link no item 3i).

3k. As citações no texto devem seguir as normas vigentes da ABNT conforme item 2.9 do Guia Elaboração e Trabalhos Acadêmicos da Biblioteca da UFPA (ver link no item 3i).